COMO CUIDAR DA SAÚDE BUCAL DE SEUS FILHOS

Você pode ajudar seu filho a cuidar dos dentes e evitar cáries. Quanto mais cedo você começar a ensiná-lo, melhor será. Cuidar bem dos dentes desde pequeno, permitirá que o seu filho cresça com os dentes e gengivas saudáveis, tendo um sorriso bonito e hálito puro.

Veja algumas pequenas dicas de como você pode auxiliá-lo na redução de risco de cáries e na manutenção da saúde bucal:

Dicas
  • Dê o exemplo, cuidando bem dos seus próprios dentes. Não adianta nada você orienta-lo e dizer que é importante cuidar da saúde bucal se você mesmo não o faz. Lembre-se de que uma atitude correta fala mais do que mil palavras.
  • Mostre a ele que cuidar da higiene bucal pode ser uma atividade interessante e até divertida. Convide-o a escovar os dentes juntos com você, leve-o para comprar a sua escova dental, conte histórias, enfim, use a sua criatividade. É muito bom quando o cuidado com a higiene bucal se torna uma atividade prazerosa para uma criança.
Escovação
  • Oriente-o para que escove os dentes pelo menos três vezes ao dia. Todas as escovações são importantes, mas a da noite, que a criança fará antes de deitar-se é fundamental e deve ser ainda mais caprichada.
  • Use uma quantidade pequena de creme dental e observe para que a criança não engula o mesmo.
  • Ao comprar a escova, observe que a mesma tenha cerdas macias e de pontas arredondadas e troque-a periodicamente (aproximadamente a cada três meses ou quando as cerdas começarem a abrir).
  • Consulte seu cirurgião dentista sobre a forma correta de escovação e acompanhe seu filho até que ele realmente esteja habituado a realizá-la da forma correta.
Alimentação
  • É muito importante que a criança tenha uma boa educação alimentar, evitando ingestão de doces e alimentos ricos em açucares, principalmente nos intervalos entre refeições, uma vez que a quantidade maior de saliva produzida durante estas refeições ajuda a evitar o depósito de restos alimentares sobre os dentes.
Uso do Flúor
  • O flúor é um mineral natural que ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes e, portanto, é um importante agente no combate ás cáries. A partir dos 05 anos de idade, todas as crianças devem usar o creme dental que contenha flúor. Verifique com o cirurgião dentista sobre a necessidade de suplementos de flúor.
Prevenção
  • A prevenção é o melhor caminho para uma perfeita saúde bucal. Converse com seu cirurgião dentista para que seu filho participe de um programa de Prevenção.
Traumatismo
  • Caso aconteça algum acidente envolvendo a criança, em que haja ferimento na boca ou quebra de algum dente, você deve tomar as seguintes providências.
  • Leve-o ao cirurgião dentista o mais rápido possível, para que seja realizado. O mais rápido possível o tratamento adequado.
  • Caso o dente tenha se quebrado, procure o fragmento, procure o fragmento (parte quebrada do dente), e conserve-o em soro fisiológico, leite ou água até chegar ás mãos do dentista. Nestes casos, quanto mais rápido você procurar o profissional, melhor será, porque em muitos casos é possível recolocar a parte quebrada no dente da criança.

SE VOCÊ DESEJAR OBTER MAIS ALGUMA INFORMAÇÃO, ENTRE EM CONTATO CONOSCO. NOSSA ODONTOPEDIATRA, DRA. ANA BELTRÃO PODERÁ AJUDÁ-LO A CUIDAR DA SAÚDE BUCAL DE SEU FILHO.

agende

AGENDE UMA AVALIAÇÃO.
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Se preferir, ligue agora!

(31) 3274-5505

teste